
DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE
No dia 5 de junho comemoramos o DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE.
Tal comemoração começou em 1972, quando a ONU (Organização das Nações Unidas), reuniu 113 paises e mais de 250 organizações não governamentais, com intuito de tratar de assuntos ambientais de todo o planeta, tendo como pauta principal, a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, afim de que a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.
Chegamos então, ao ano de 2010, apesar de muitas iniciativas governamentais e não governamentais, do Brasil e do Mundo, infelizmente o quadro é cada dia mais entristecedor e alarmante, como por exemplo, a pesca predatória em rios, a industrialização e conseqüente poluição, turismo desordenado, comercio ilegal de plantas e animais nativos, exportação ilegal de material genético, o consumo inconseqüente, a pecuária, o desperdício de alimentos, o desmatamento, falta de saneamento básico, falta de consciência para a reciclagem, o elevado consumo de energia e principalmente a inadequado utilização da água em nosso planeta são fontes profunda insatisfação com o nosso MEIO AMBIENTE.
Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) falta água para 1 bilhão de pessoas o mundo. E a previsão é que em 2025 este numero pode dobrar, ou seja, 2 bilhões de pessoas diariamente com problemas relacionados a água. Atualmente no mundo, 1,6 de milhões de pessoas morrem todo ano por falta de água adequada, sendo 90% das mortes, crianças menores de 5 anos.
Obviamente o lamentável cenário ambiental em que vivemos é causado pela ação humana e a pressão de sua ocupação e os impactos de suas atividades “capitalismo selvagem”. Portanto, pedimos incansavelmente, que não somente dia 5 de junho, mas todos os dias de nossas vidas possamos refletir e agir sobre as possibilidades de salvarmos nossos recurso naturais. Pensando globalmente e agindo localmente.
Um grande abraço a todos!


Um comentário:
Todo dia deve ser dia do meio ambiente!
Postar um comentário
Olá Amigo Leitor! Obrigado por comentar!