ÁGUA: CONSCIÊNCIA E PRESERVAÇÃO

Hoje, metade da população mundial (mais de 3 bilhões de pessoas) enfrenta problemas de abastecimento de água. Muitas fontes de água doce estão poluídas ou, simplesmente, secaram. Você sabia que 97% da água existente no planeta Terra é salgada (mares e oceanos), 2% formam geleiras inacessíveis e, apenas, 1% é água doce, armazenada em lençóis subterrâneos, rios e lagos?

Pois, bem, temos apenas 1% de água, distribuída desigualmente pela Terra para atender a mais de 6 bilhões de pessoas (população mundial). Esse pouquinho de água que nos resta está ameaçado. Isso porque, somente agora estamos nos dando conta dos riscos que representam os esgotos, o lixo, os resíduos de agrotóxicos e industriais.

Cada um de nós tem uma parcela de responsabilidade nesse conjunto de coisas. Mas, como não podemos resolver tudo de uma só vez, que tal começarmos a dar a nossa contribuição no dia-a-dia? Você sabe quantos litros de água uma pessoa consome, em média, por dia? Não? São cerca de 250 litros (isto mesmo, 250 litros ou mais): banho, cuidados de higiene, comida, lavagem de louça e roupas, limpeza da casa, plantas e, claro, a água que se bebe.

Dá para viver sem água? Não dá. Então, a saída é fazer um uso racional deste recurso precioso. A água deve ser usada com responsabilidade e parcimônia. Para nós, consumidores, também significa mais dinheiro no bolso. A conta de água no final do mês será menor. O mais importante, no entanto, é termos a consciência de que estamos contribuindo, efetivamente, para reduzir os riscos de matarmos a nossa fonte de vida: a água.


"A água é o veículo da natureza." (Leonardo da Vinci)


Possíveis atitudes para reduzir o desperdício de água: 

  • Aproveitar as águas da chuva, armazenado-as de maneira correta(Cisterna, baldes, galões de água);
  • Fechar a torneira enquanto escova os dentes; 
  • Reaproveitar o papel. Isso é muito importante, pois para produzir papel gasta-se muitos litros de água; 
  • Acabar com o pinga-pinga da torneira. Uma torneira gotejando, gasta, em média, 46 litros de água por dia; 
  • Reduzir o consumo doméstico de água potável; 
  • Não contaminar os cursos d’água; 
  • Agir como consumidores conscientes e exigir que as empresas produzam detergentes e produtos de limpeza que diminuam a poluição do meio ambiente (biodegradáveis); 
  • Evitar o desperdício, cuidando dos vazamentos de água, e não lavar as calçadas utilizando água potável; 
  • Ao tomar banho, devemos desligar o chuveiro ao ensaboar, pois uma ducha chega a gastar mais de 16 litros de água por minuto. 
Essas são pequenas atitudes que geram grandes diferenças, temos que fazer nossa parte, faça você a sua, contribua para a preservação do bem mais valioso da Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Amigo Leitor! Obrigado por comentar!