"O fato: muitos alunos levam celulares para a escola. A pergunta: está certo ou errado?
Os alunos justificam que levam os celulares para manter contato com a família caso haja algum imprevisto ou problema com a mesma. Os professores justificam que os celulares atrapalham o aprendizado dos alunos.
Os alunos justificam que levam os celulares para manter contato com a família caso haja algum imprevisto ou problema com a mesma. Os professores justificam que os celulares atrapalham o aprendizado dos alunos.
Julgar estas justificativas é muito fácil, visto que ambas estão certas, mas o problema se estende e se torna muito mais complexo do que parece. Os alunos, em sua maioria, fazem mal uso dos celulares ao, por exemplo, ligarem o som de seus aparelhos em um volume alto (se não no último) e assim, fazem com que os alunos interessados no que está sendo passado, não consigam se concentrar. Além dos problemas de receber chamadas, cujo motivo da ligação é banal, o que atrapalha não só seu aprendizado, como também, dos alunos ao redor e o professor que, geralmente, contra os celulares não tem voz.
Uma possível solução é fazer com que os alunos interajam com a aula utilizando o tal “odiado” celular. Isso é possível e já está sendo realizado pelos estudantes americanos e britânicos. É claro que implantar isso na sala de aula sem nenhuma estrutura seria incabível, mas ao menos poderiam permitir que usem o celular para fazerem cálculos, para resolver questões em matérias como: matemática, física, geografia, biologia. É claro que isso já é permitido por alguns professores, mas estes, na maioria das vezes, não deixam isso claro, e outros não permitem. O professor tem de ser criativo, por exemplo, quando pedem uma pesquisa que tem que ser feita em sala de aula, muitos reclamam, outros dão a desculpa de que esqueceu o material em casa, mas eles podem utilizar o celular como fonte de pesquisa, por que não permitir? Há vários modos que o aluno pode utilizar, ou até mesmo, inventar.
Concluindo, o celular pode não ser um contribuinte para o aprendizado agora, mas isso pode mudar com a atitude do professor e, principalmente, do aluno."
Para ler a matéria da Revista Veja, onde está mais explicado o uso do celular ou outros aparelhos para um bom aprendizado, isto aqui no Brasil, Clique Aqui
Concluindo, o celular pode não ser um contribuinte para o aprendizado agora, mas isso pode mudar com a atitude do professor e, principalmente, do aluno."
Para ler a matéria da Revista Veja, onde está mais explicado o uso do celular ou outros aparelhos para um bom aprendizado, isto aqui no Brasil, Clique Aqui
6 comentários:
Obrigada pela postagem Lucas!
E fiquem atentos... enquanto não existir nem tecnologia adequada para tal e principalmente uma legislação para o uso de celuares nas escolas estaduais, continuaremos respeitando a Lei nº 12.730 e o Decreto 52.625 que PROIBE o celular ligado dentro do ambiente escolar.
Obrigada!!!
Muito bem Raquel!
Este assunto que o Lucas, felizmente levantou, é de interesse extremamente Nacional para o bom desenvolvimento Escolar.
Isso vai gerar uma Polêmica!
Assunto polêmico, porém necessário de ser
discutido.
OIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII
Mto obrigada site móh daora...Vlws mesmo!
Bigadin
vou fazer uma prova de redação sobre carta ao leitor, e o assunto é justamente este. Obrigado, vocês me ajudaram, bastante!
Postar um comentário
Olá Amigo Leitor! Obrigado por comentar!