PROJETO EDUCAÇÃO AMBIENTAL

TODOS PELO MOVIMENTO:
EU RESPEITO O MEIO AMBIENTE.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
A sociedade capitalista urbano-industrial e seu atual modelo de desenvolvimento econômico e tecnológico têm causado crescentes impacto sobre o meio ambiente, e a percepção desse fenômeno vem ocorrendo de maneiras diferentes de acordo com o poder aquisitivo das pessoas. Com isso, o sistema capitalista selvagem, em que os valores éticos, de justiça social e solidariedades não são considerados, nem a cooperação é estimulada, assim prevalecem o lucro a qualquer preço, a competição, o egoísmo e os privilégios de poucos em detrimento a maioria da população. (Philippi, A. 2006).
A educação ambiental é mais uma questão de processos do que produtos. Depende tanto da cultura vigente, do respeito ao meio ambiente, da organização social (saúde, educação, trabalho e lazer), das redes de apoio contra os estigmas, quanto do clima familiar, da vizinhança, dos grupos de filiação e referência, dos possíveis espaços de vivência alternativos, e ainda, é necessário uma sensibilização da causa, que conseqüentemente pode causar mudança de habito das pessoas.
JUSTIFICATIVA
É direito do educando, um projeto civilizatório que leve em consideração a questão da universalidade do ser humano dentro de um processo histórico, no qual se estabeleça a ética da promoção da vida, o que exige reflexões e ações sobre as desigualdades, sobre a pobreza, sobre a exclusão da maioria ao acesso a bens e serviços, sobre as práticas e relações de consumo. Isso requer a reconstrução de paradigmas e das relações do ser humano com a natureza, que busca uma reflexão contínua a partir da sua ação. (Pelicione,2002).
E ainda, de acordo com a Lei Federal nº 6.938, de 1981, que dispõe sobre a Política Nacional de Meio Ambiente, a Educação Ambiental foi considerada como um dê seus alicerces, devendo se voltar a todos os níveis de ensino, inclusive a educação da comunidade, a fim de capacitá-la para a participação ativa do meio ambiente.
Conforme a Lei Federal nº 9.795, de 1999, que dispõe sobre a Política Nacional de Educação Ambiental, todos tem direito a educação ambiental, componente essencial e permanente na Educação Nacional que deve ser articulada em todos os níveis e modalidades de ensino, sendo de responsabilidade do Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA), do Sistema Educacional, dos meios de comunicação, do Poder Público e da sociedade em geral.
OBJETIVOS
1º Formar e preparar cidadãos para a reflexão crítica e para uma ação social corretiva ou transformadora no sistema, de forma a tornar viável o desenvolvimento integral dos seres humanos;
2º Incentivo individual e coletiva aos alunos, permanente e responsável na preservação do meio ambiente, estendendo-se a defesa da qualidade ambiental como um valor inseparável do exercício da cidadania;
3º O fortalecimento da cidadania, autodeterminação e solidariedade como fundamentos para o futuro da humanidade;
ACOMPANHE AS NOVAS POSTAGENS E SAIBA MAIS SOBRE O NOSSO PROJETO.

4 comentários:

Cleide disse...

Sucesso total!!Até os alunos do ensino médio estão colaborando com as melhorias que o projeto trás a escola e meio ambiente!!

pedro disse...

olha eu li e achei d+ muito bom

Unknown disse...

Parabéns à Escola Wilfredo Pinheiro!

Estamos a elaborar os conteúdos de Literatura e artigos relacionados à Educação.

Um abraço!

Rodolfo Andrade disse...

Parabéns

Grande Projeto!

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